terça-feira, 3 de abril de 2012

Categorias de Análise - Teologia da Cultura

Tillich desenvolve quatro categorias para falar dos níveis e das formas de relação entre a arte e a religião, fornecendo instrumentos com os quais podemos executar a correlação entre o que é “preocupação última” e o que é “preocupação preliminar”, entre a “substância da cultura” e a “forma da religião”:
a) estilo não-religioso e tema não-religioso: consiste na chamada arte secular que faz representações de paisagens, apresenta a natureza morta, conta história de desilusões amorosas e exalta a vida, a alegria, o otimismo, mas sem camuflar os problemas da vida. Ou seja, é uma forma de expressão que não se preocupa com o conteúdo religioso abertamente, mas que acaba transmitindo em si, dimensões e aspectos daquilo que se pode considerar como religioso.
b) estilo religioso e tema não-religioso: sem fazer referências à Bíblia ou a fé, trata de assuntos do cotidiano impregnados do poder religioso. Isto é, não são feitas alusões diretas a componentes da religiosidade, no entanto, o temor religioso permeia as idéias do texto. A “preocupação última” de Tillich pode ser verificada na intenção do poema.
c) tema religioso em estilo não religioso: expressa Deus e as estruturas pelas quais ele cria a realidade, mas deve abster-se de sentimentalismos. É aquele tipo de arte devota, diretamente religiosa, e que por isso mesmo precisa se prevenir para não incorrer em um vazio discursivo, numa repetição que não produza nenhuma aproximação com a “preocupação última”.
d) estilo religioso e tema religioso unidos: é considerado como arte genuinamente religiosa pois trata temas religiosos com profundidade e expressão, motivado pela substancia espiritual . Assim, ele tem por excelência a capacidade de expressar o conteúdo religioso, pois sua motivação é espiritual, a religião enquanto substância da cultura se manifesta na expressão artística, enquanto “preocupação preliminar” conduzindo à “preocupação última”.
Essas quatro categorias desenvolvidas por Tillich concedem um grau maior de objetividade na realização da tarefa de identificação das “preocupações preliminares” na “situação” cotidiana, descortinando a possibilidade perceber-se aquilo que nos toca de forma última.
Fonte: Ver detalhes e exemplos CALVANI, Teologia e MPB. p. 94-104. Calvani baseia sua descrição no texto de Tillich Existencialism Aspects of Modern Art, em: TILLICH, Paul. On Art and Archtecture. New York, Crossroad, 1987.

Um comentário:

  1. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações,Muita Paz de Jesus.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

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